DISTRIBUIÇÃO PERFEITA DE FORÇAS

Domos ou esferas geodésicas são estruturas seguras, eficientes e econômicas compostas por triângulos organizados de forma a compor uma superfície semiesférica.

Os triângulos são os polígonos mais resistentes estruturalmente (a distribuição de forças é demonstrada na imagem abaixo) permitindo que a geometria geodésica construa estruturas fortes e capazes de cobrir grandes volumes sem o uso de suportes como vigas ou colunas.

ICOSAEDRO

Para calcular os formatos e a distribuição dos triângulos na superfície geodésica utilizamos como base o icosaedro, que é um poliedro regular com 20 faces compostas por triângulos equiláteros.

Uma das principais características que determinam a diferença entre um domo e outro está exatamente na quantidade de triângulos que são usados para subdividir essas faces do icosaedro.

Quanto maior a quantidade de triângulos, mais uma geodésica se aproxima do formato esférico. 

Projeção Geodésica V3
Divisão da face do icosaedro para 
geodésica de frequência V3.

FREQUÊNCIA

Essa densidade de triângulos em uma determinada área da esfera geodésica é o que chamamos de frequência, normalmente indicada pela letra V seguida do número de divisões da aresta do icosaedro.

Dessa forma, o próprio icosaedro é uma esfera geodésica de frequência 1, ou V1.

Ao dividirmos a sua aresta em duas dividimos também a sua face em 4 triângulos, criando a geodésica V2; se dividirmos a aresta em três temos uma geodésica V3, com 9 triângulos em cada face; e assim sucessivamente.

Exemplos de frequências da esfera geodésica 
nas frequências V1 a V4.

FRAÇÃO DA ESFERA

Outra característica que determina o tamanho e formato dos domos é a fração da esfera que esse domo representa. Esse elemento define a altura do domo, a área de sua base e é estabelecido por uma secção perpendicular ao eixo central.

A fração mais usada é a metade da esfera (1/2), possível apenas em domos de frequência par (V2-V4). Em domos de frequência impar (V3-V5) é comum utilizar frações próxima a isso, como 7/12 em uma geodésica V3. 

Exemplos de secções da esfera geodésica 
nas frequências V2 - V3 - V4