fbpx

Os nomes de nossos domos não são por acaso. O fascínio com montanhas está intimamente ligado aos domos e ambos à atividade da escalada. Na Paradome, acreditamos que a escalada seja uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento integral da criança, e de certa forma, dos adultos. Não apenas um exercício físico, vemos os benefícios na forma de crianças mais confiantes, corajosas e ativas, que se movem e exploram o mundo com gosto.

Honras Antigas

Com a altura sendo um medo tão comum e a chegada ao topo um símbolo tão universal de conquista, não é de se estranhar que a escalada seja quase sinônima de coragem. Durante a escalada, dependemos inteiramente de nossas próprias capacidades, enquanto enfrentamos o risco da queda, medo tão básico ao ser humano que frequentemente aparece em nossos sonhos. E justamente, pelo nosso próprio esforço, reafirmamos nossa confiança, quando superamos esse primordial desafio.

O Leão Covarde recebe a coragem em O Mágico de Oz de 1939. Podemos ver a coragem elevada a mesma altura de cérebro e coração.

E como poderia ser diferente? A escalada reflete a jornada de cada ser humano, exigindo muitas das mesmas habilidades, tanto físicas quanto mentais, que associamos à competência, além de uma vida saudável e significativa. E dentre estas habilidades, a coragem é dona de honras antigas, sendo aclamada desde as primeiras civilizações humanas como uma das mais importantes virtudes. Hoje, vivendo em um mundo comparativamente dócil, por vezes nos deixamos esquecer destes valores.

Nos escondemos em nossos modos civilizados e em nossas casas perfeitamente equipadas com todo tipo de arsenal anti-tédio. Nos permitimos até mesmo desconsiderar estes ideais, como pertencentes a outra era, incompatíveis com o mundo moderno. Ainda assim, as evidências berram o contrário, e repetidamente vemos o quão longe chegam aqueles que agem de maneira confiante, sejam eles meramente bem sucedidos, sejam artistas ousados, ou até mesmo sejam aqueles que, humildemente, contentam-se em conquistar apenas a própria vida e o seu bem estar.

O domo é um passo dessa jornada. Uma pequena montanha, ao alcance de seus filhos para ser conquistada. Um desafio que é proporcional a criança, mas que emprega os mesmos princípios da escalada. Um desafio intimidador o suficiente para promover o desenvolvimento, mas que se mantém seguro e intrigante, irresistível aos pequenos escaladores.

Por isso acreditamos nos domos. Acreditamos na diversão que pode existir fora de nossas caixas. A criança já possui o instinto, nosso trabalho é oferecer o meio. Seguro, atrativo e desafiador. Muito mais que um brinquedo, o domo é uma ferramenta para esse período crucial do desenvolvimento do ser humano. Já escolheu o seu?