fbpx

Produzido em conjunção pelo Buckminster Fuller Institute e o estudio NEON, Spaceship Earth (2020) conta a história de um experimento, realizado no início da década de noventa, que tentava simular os desafios que seriam enfrentados por uma futura colônia humana fora da terra. O experimento, influenciado pelas idéias de Bucky, não podia deixar de contar com um enorme domo geodésico, é claro.

“um grupo de jovens idealistas”

O experimento, famosamente encerrado depois de muita polêmica, reflete muitos dos valores de Bucky, e somos apresentados a diversas propostas interessantes, mesmo em face ao fracasso do projeto. A jornada reflete de muitas formas a jornada da humanidade como um todo, e seu fim talvez se deva a uma simulação acurada até demais, um perfeito microcosmo da Terra.

Uma Liderança Peculiar

Um dos focos do filme-documentário é John Allen, o inventor e engenheiro por trás do projeto. O grupo que criou e tripulou o experimento de tamanha magnitude, começou como uma companhia de teatro, concebida por John no fim dos anos 60. As dinâmicas de teatro estavam presentes em todos os seus projetos e a conexão pessoal de Allen com todos os membros do projeto levaram às acusações de que o grupo era um culto, o que contribuiu com seu encerramento. O carisma se traduz em tela, formando um dos aspectos mais intrigantes do filme.

Ode ao DIY?

Como pôde um grupo de jovens idealistas encabeçar tamanho projeto? Por vinte anos antes, Allen e sua trupe trabalharam com as próprias mãos, tocando projetos inovadores, tanto culturalmente quanto cientificamente. A motivação é contaminante, e os resultados inegáveis. É verdadeiramente impressionante o quão longe pode chegar um pequeno grupo de pessoas motivadas.

Um Retrato Sincero

Sem reencenações, o filme é inteiramente composto de registros da época e entrevistas com membros do projeto, com raro material extra para trazer contexto, o que confere um ar de autenticidade à história. As faltas do projeto são apresentadas de maneira clara, em uma narrativa que não precisa esconder sua sombra para impressionar.

Contamos ainda com trilha sonora divertida que acompanha os períodos do filme, completando a contextualização. Os cativantes membros do projeto nos carregam pelo filme, que num ritmo firme não dá espaço ao tédio. O caráter alternativo e sonhador da trupe é equilibrado com pragmatismo, projetos concretos e mãos que trabalham. Carregado das idéias de Buckminster, o trabalho ativo e independente de todos os envolvidos parece provar que, como já dito neste outro filme, Bucky é, de fato, punk.