Localizados perto do Círculo Polar Ártico, na Ilha Sandhornoya, na Noruega, eles construíram sua casa ideal dentro da barreira protetora de um domo geodésico que protege a família de ventos fortes e temperaturas baixas e permite que eles vivam em uma temperatura confortável durante todo o ano
A família Hjertefølger, cujo nome norueguês significa “seguidores do coração”, mudou-se para o que eles chamam de “a casa dos seus sonhos” em 2013. Eles trabalharam na construção deste edifício extraordinário com uma pequena ajuda de familiares e amigos, em nada menos que um ano e meio, usando apenas materiais naturais. A instalação da cúpula de formato especial, fabricada especialmente para eles na Inglaterra e denominada “cúpula geodésica”, levou pelo menos três semanas inteiras.
Cultivar sua própria comida é apenas o começo de uma vida sustentável na Nature House. Hjertefølger disse que toda a água cinza e preta é reutilizada para fertilizar e regar as plantas que cultivam. A família composta restos de comida. Eles se certificam de usar produtos domésticos limpos e biodegradáveis, pois os elementos desses produtos podem acabar nos alimentos que ingerem. Há uma coleção variada de frutas e legumes que crescem, incluindo maçãs, cerejas, ameixas, damascos, couve, kiwi, uvas, pepinos, ervas, beterraba e muitos tomates!
Melhorias poderiam ser feitas na casa, mas na maioria das vezes a família parece incrivelmente satisfeita com o design. “Se construíssemos uma nova Nature House, o ideal seria vidro duplo na casa verde para que pudéssemos ter um jardim tropical e não pingar no inverno”, disse Hjertefølger. “Mas isso é um pouco irreal, porque é muito caro com todo esse vidro.” Ela também disse que eles gostariam de fazer algumas mudanças na forma como os canteiros são montados ‘para obter mais espaço útil e melhor posicionamento para diferentes plantas’. No geral, porém, a família diz que prosperam dentro da Nature House.
Fotos: Hjertefølger Family
Fontes: https://nonagon.style/solar-dome-norway-nature-house/
https://inhabitat.com/how-one-family-thrives-in-the-arctic-with-a-cob-house-inside-a-solar-geodesic-dome/